Você já reparou se o alimento que você consome possui um T dentro de um triângulo amarelo? Você sabe o que isso significa?

O símbolo indica que o alimento contém ingredientes transgênicos, ou seja, organismos geneticamente modificados (OGM).

Alimentos geneticamente modificados (OGM) são aqueles que têm seu material genético alterado pela introdução de um ou mais genes, através da técnica de biologia molecular. Essa modificação confere novas características para a otimização e melhoria da produção de alimentos, fármacos e outros produtos industriais.

Com o DECRETO Nº 4.680, DE 24 DE ABRIL DE 2003, a informação que tal alimento contém ou possui como ingrediente um produto oriundo de organismos geneticamente modificados, passou a ser obrigatória na rotulagem dos produtos destinados ao consumo humano ou animal.

Tanto nos produtos embalados como nos vendidos a granel ou in natura, o rótulo da embalagem ou do recipiente em que estão contidos deverá constar, em destaque no painel principal e em conjunto com o símbolo a ser definido pelo Ministério da Justiça, segundo a PORTARIA N° 2.658, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003, uma das seguintes expressões”(nome do produto) transgênico”, “contém (nome do ingrediente ou ingredientes) transgênico(s)” ou “produto produzido a partir de (nome do produto) transgênico”.

As empresas produtoras de alimentos devem fazer a declaração quando na composição do seu produto houver mais de 1% de ingredientes transgênicos. Além disso, não se assuste se na lista de ingredientes de uma Torta de Palmito, por exemplo, contenha alguns ** com nome de espécies de microrganismos. A lei declara que o consumidor deverá ser informado sobre a espécie doadora do gene, no local reservado para a identificação dos ingredientes. Tal informação deve vir após nome do ingrediente ou no painel principal. Quando for ingrediente único pode ser vista nos demais painéis.

Os principais alimentos geneticamente modificados ou que possuem algum ingrediente geneticamente modificados são: soja, milho, margarina, amido de milho, feijão, morango, algodão, entre outros.

A rotulagem de alimentos sempre vem dizendo muito sobre o que estamos comendo. Não deixe faltar nenhuma informação obrigatória!