A 1ª Edição do Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos – Clasa ocorreu em 8 e 9 de agosto, e a S2G marcou presença junto a mais de 300 participantes comprometidos com a promoção da Segurança dos Alimentos na América Latina.
O evento teve lugar no Rio de Janeiro e foi organizado pela Agron Food Academy e Portal e-food, com apoio da Sbcta.
O congresso contou com a presença de especialistas renomados em ciência e tecnologia de alimentos, incluindo pesquisadores, professores e estudantes de diversos países da América Latina.
Ao longo de dois dias consecutivos, foram apresentadas 13 palestras por experts de cada tema.
Os temas abordados incluíram assuntos como: Plant Based, Microbiologia, Gestão de Fornecedores, Certificação de Alimentos Orgânicos, Food Fraud, Programa de Controle de Alergênicos, Rotulagem e Cultura de Segurança de Alimentos, entre outros.
Além das palestras, o evento ofereceu oportunidades para a exposição de trabalhos, estandes e momentos de networking, incluindo pausas para coffee break.
A programação foi cuidadosamente planejada para estimular discussões sobre a produção segura de alimentos com foco na qualidade e sustentabilidade.
Quais os temas discutidos no Clasa
Os temas abordados em cada palestra foram:
Terça-feira (08/08/2023)
- Palestra 01: Avanços regulatórios e de controle para produtos plant-based – Dr. Ailton Cesar Lemes;
- Palestra 02: Análise de alimentos – Novos métodos e desafios a serem enfrentados – Drª. Cristiane Bonaldi Cano;
- Palestra 03: Alimentos Orgânicos – Como certificar? Drª Sylvia Wachsner;
- Palestra 04: Biofilmes microbianos na indústria de alimentos: Identificação e combate – Drª Luciana Maria Ramires Esper;
- Palestra 05: A importância do designer sanitário para o controle de alergênicos – Esp. Sabrina Puls Ferretti;
- Palestra 06: Embalagens, o que considerar quando o assunto é segurança de alimentos – Esp. Fabiana Silveira.
Quarta-feira (09/09/2023)
- Palestra 01: Gestão de fornecedores na indústria de alimentos – Um novo olhar! – Esp. André Teixeira.
- Palestra 02: Food Fraud: Como a indústria pode fazer sua parte? Dr. Léo Oliveira Lopes
- Palestra 03: Controle microbiológico de alimentos – Novas perspectivas e antigos vilões – Dr. Anderson de Souza Sant’ Ana
- Palestra 04: Como se adequar a nova rotulagem de alimentos – Drª Amanda Mattos Dias Martins
- Palestra 05: Desafios na implementação da cultura de segurança de alimentos – Dr. Giuseppe Russo; Drª Patricia A. Tomei
- Palestra 06: Alimento seguro e sustentável uma sinergia necessária – Dr. Fábio Almeida Oroski
- Palestra 07: Estratégia global OMS – Rumo a sistemas de segurança de alimentos mais fortes e cooperação global – Dª Elke Stedefeldt
Gabriela Alves, especialista em segurança de alimentos, registrou o evento através das redes sociais da S2G e ofereceu resumos relevantes sobre alguns dos tópicos discutidos.
“A primeira palestra abordou os principais problemas enfrentados atualmente pela indústria de alimentos do segmento plant-based. Foram discutidos pontos em relação a regulamentação, barreiras fiscais, adequações sensoriais e nutricionais no desenvolvimento de produtos de origem animal e matérias primas aprovadas, hoje, no desenvolvimento destes produtos para poder atender o público alvo”.
No que se refere ao tema “Biofilmes microbianos na indústria de alimentos: Identificação e combate”, Gabriela Alves comentou:
“Devemos reforçar sempre a higienização para evitar a formação de biofilmes, pois uma vez um biofilme formado a resistência do microrganismo presente aumenta frente os agentes sanitizantes.”
Gabriela Alves também comentou sobre a palestra relacionada ao tema da microbiologia: “A microbiologia preditiva nos ajuda no controle de microorganismos patogênicos e deteriorantes. Entendemos o comportamento destes em relação a parâmetros de nosso interesse, como por exemplo, vida útil do alimento.”
Especialista em rotulagem, Gabriela expôs que a Drª Amanda Martines abordou a importância da atualização da rotulagem nutricional de alimentos com foco na saúde pública, na melhora do poder de decisão dos alimentos para os consumidores, padronização e melhora da legibilidade das informações nutricionais.
Natália Lima, especialista em Segurança de Alimentos e Gestora da S2G, foi uma das organizadoras do evento por meio do Portal e-food, projeto independente que dirige junto com Luciana Sales.
Ela compartilhou a experiência que vivenciou no Congresso e a sua importância para a segurança de alimentos.
“O Rio de Janeiro é um hub de universidades e merecia o Clasa como presente. Este Congresso reforçou a importância da ciência, do impacto da segurança de alimentos para a sociedade e de que juntos somamos uma força transformadora extraordinária. Como disse a Dra. Patrícia Tomei na palestra de um dos meus temas preferidos: “O conhecimento é essencial para o desenvolvimento do comportamento.” Me sinto feliz em saber que faço minha parte nestes 23 anos atuando na área de alimentos com muito amor e responsabilidade. Gratidão resume.”