Dia Internacional da Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos

Reduzir a perda e desperdício de alimentos é alimentar o futuro, preservar recursos e cuidar do planeta.

No dia 29 de setembro comemoramos Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos.

Você sabia? Em março de 2024 foi publicado o Food Waste Index Report 2024, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) que trouxe dados importantes que destacam os desafios globais do desperdício de alimentos. O documento informa que em 2022, o mundo desperdiçou 1,05 bilhão de toneladas de alimentos, o que representa 19% dos alimentos disponíveis ao consumidor nos setores de varejo, serviços de alimentação e domicílios. Além disso, 13% dos alimentos são perdidos na cadeia de suprimentos antes de chegar ao consumidor, conforme estimado pela FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura).

A perda de alimentos ocorre antes de chegar ao consumidor, enquanto o desperdício se refere a alimentos próprios para consumo descartados no varejo ou pelos consumidores. Mesmo o desperdício em domicílios seja o maior responsável, 40% do desperdício global vem dos setores de serviços de alimentação (27,56%) e varejo (12,44%).

O desperdício de alimentos também está associado a impactos ambientais e sociais, pois é responsável por 8 a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE), o que agrava ainda mais a crise ambiental. Além disso, com bilhões de refeições sendo desperdiçadas diariamente, 783 milhões de pessoas enfrentam fome e um terço da população global vive em insegurança alimentar.

Avaliando estes resultados vemos que temos muito o que fazer, pois estas perdas se somadas a tudo que produzimos aqui no Brasil forma um grande de volume de recursos e alimentos. Lembram que somos celeiro do mundo quando o assunto é perda de alimentos?

Desde 2015 a Organização das Nações Unidas no Brasil constituiu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas correspondentes, que englobam um plano de ação de 15 anos para solucionar os maiores problemas da humanidade. O ODS 12 trata sobre consumo e produção de alimentos de forma responsável e estabelece em uma das suas metas (item 12.3 do documento) a redução pela metade do desperdício global de alimentos per capita no varejo e no consumo, além da diminuição das perdas de alimentos nas cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita, até 2030.

Apoiando este ODS, a versão 6 do esquema FSSC 22000 introduziu o requisito de perdas e desperdícios com o objetivo de apoiar diretamente essa meta, incentivando as organizações a implementarem medidas para reduzir perdas e desperdícios em todas as fases da cadeia produtiva de alimentos.

Como forma de comemorarmos está data trouxemos hoje uma dica para ajudar você a auxiliar as empresas na quantificação das perdas e desperdício e mapeamento das suas causas.

– Quantificando as perda e desperdício de alimentos e suas causas:

  1. Estabeleça o escopo da perda e desperdício de alimentos, identificando os tipos gerados em cada etapa do processo de produção e cadeia de abastecimento controlada. Caso não seja possível no momento da avaliação a identificação em cada etapa do processo, pense na possibilidade de realizar o mapeamento por tipo de produto recebido e fabricado.
  2. Defina como será calculada e quantificada a perda e desperdício atual, por exemplo, por tipo de perda e/ou por total (somatório de todos os tipos) e quais serão as unidades de medida utilizadas, como peso (kg) ou volume (l). Podemos também quantificar através do valor monetário.
  3. Identifique as causas principais para cada perda e desperdício mapeado. Está ação irá lhe auxiliar no momento que você for planejar as soluções para redução destas.
  4. Sensibilize todo seu time sobre a responsabilidade com a redução de perdas e desperdícios de alimentos de forma que ele perceba os benefícios para ele, sua família, a empresas e o mundo. Promova eventos, campanhas, comunique resultados, e reconheça os esforços.

Nós da S2G ficamos felizes em saber que fazemos parte disso colaborando com o tema com nossos clientes! Gostaram do artigo? Conte para nós!

Referências:

FSSC. https://www.fssc.com/insights/tracking-progress-to-halve-global-food-waste-unep-publishes-the-2024-food-waste-index-report/ Acesso em: 27 de setembro de 2024.

IPEA. https://www.ipea.gov.br/ods/ods12.html. Acesso em: 27 de setembro de 2024.

UNEP: https://www.unep.org/resources/publication/food-waste-index-report-2024. Acesso em: 27 de setembro de 2024.

ONU: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 27 de setembro de 2024.

Compartilhe esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima