No mês de março a S2G Soluções em Sistemas de Gestão completa 11 anos e para comemorar a estudante de jornalismo, Júlia Sestero, fez uma entrevista com Natália Lima, gestora e fundadora da S2G, para que ela possa compartilhar com seu público um pouco da sua experiência ao longo desse período e incentivar novos profissionais a investirem no seu próprio negócio. A gestora também conta como enfrentar momentos de crise e a passar por isso fortalecendo sua empresa.
- Como surgiu a ideia de desenvolver a S2G?
Em 2009 tive que criar um CNPJ para atuar como prestadora de serviço na coordenação da qualidade em um projeto de implementação de um sistema de gestão da qualidade de usinas de produção de álcool e açúcar (na época a empresa se chamava, CNAA), cujo escritório ficava em Ribeirão Preto / SP e suas unidades industriais instaladas em Ituiutaba – MG e Itumbiara – GO.
Eu trabalhava de forma integral e exclusiva para esse projeto. Morava em Ribeirão Preto e toda semana viajava para as plantas industriais. Porém, chegou um momento que era necessário me tornar funcionária e residir em uma das cidades onde estavam instaladas as usinas. Esse foi o divisor de águas! Então, parei para refletir e vi que estava cada vez mais me distanciando da minha família e dos meus projetos pessoais. Vi que estava na hora de assumir o desafio da “carreira solo” e dar mais flexibilidade a minha vida!
Nesse momento resolvi transformar o CNPJ em uma empresa e assim nasceu a S2G. Tive a sorte de poder contar com amigas, que me ajudaram a desenhar a S2G Soluções em Sistemas de Gestão. Começamos pela idealização do nome, construção do site, alinhamento dos objetivos e propósito dessa nova empresa.
Com tudo isso pronto resolvi me desligar da CNAA peguei as minhas malas, o meu gato e minhas plantas, e voltei para o Rio de Janeiro para começar a trabalhar uma nova carteira de clientes através da S2G Soluções em Sistemas de Gestão.
Sem dúvida nenhuma a minha longa estrada no mercado de alimentos e networking contribuíram para que eu pudesse alcançar novos clientes e desafios.
- Quais dificuldades enfrentou no começo do surgimento da empresa?
A primeira dificuldade foi a de não ter um salário fixo. O empreendedor da área de consultoria, treinamento e auditoria precisa ter um bom planejamento e organização financeira para suportar o início, altos e baixos do mercado.
Outro ponto que tive dificuldade foi o de compreender um pouco a parte fiscal, tributos relacionados à sua atividade. Com certeza ter um contador de confiança e atualizado faz toda diferença quando você está iniciando seu próprio negócio.
- A partir de que momento você como gestora percebeu que a S2G estava se consolidando no mercado?
Eu percebi que a S2G estava se consolidando a partir do momento em que eu conseguia entregar os objetivos do cliente e ele me indicava para outro cliente.
Posso dizer que é ao longo de todos esses anos, a maioria dos clientes da S2G foram por indicação. Hoje em dia é que estamos mais expressivos através do marketing digital por conta do projeto de treinamentos abertos ao público, que começou há uns 5 anos atrás na cidade do Rio de Janeiro.
- Qual a importância de investir na rede social da empresa?
O que acho mais importante em relação a participação da empresa nas redes sociais é pela possibilidade de criar um canal de comunicação com nosso público.
É importante mostrar um pouco do nosso trabalho, das nossas experiências e de como a S2G pode ajudar outras empresas alcançarem os seus objetivos.
E também pelo fato de poder ter uma ação comercial que ajude a empresa a buscar novas parcerias e clientes para sustentar sua continuidade e crescimento.
Porém para atuar nas redes sociais é importante contar com ajuda de profissionais especialistas no assunto para que você possa interagir com as pessoas certas, com uma linguagem que as atinga e também um direcionamento positivo da sua marca.
Ainda temos muito que aprender e evoluir sobre esse assunto.
- Qual conselho você dá para quem pensa em abrir um negócio?
Eu confesso que fui bem intuitiva em relação a S2G, mas sem dúvida nenhuma os aprendizados que tive no MBA em gestão empresarial da FGV, networking e experiência no mercado de alimentos contribuíram muito.
Bom, primeira coisa você precisa ter vontade de empreender, depois estar ciente da instabilidade financeira e da importância do planejamento e organização das finanças. Escolha fornecedores nos quais você possa confiar como contador, agência ou profissional de marketing. Outro ponto importante, é identificar parceiros que você possa contar. E pra finalizar é preciso criar coragem, colocar a mão na massa e meter a cara.
O mercado de alimentos é cheio de possibilidades em suas diversas áreas e tipos de serviços, veja qual é a área que você mais se identifica e possui influência.
E não se esqueça, além de técnico é necessário ser empreendedor e buscar desenvolver outras competências, como a liderança, comunicação e ainda ampliar o seu conhecimento, mesmo que seja básico, como finanças, contabilidade e marketing digital. É preciso estar atualizado e antenado nas tendências da sua área!
Veja seus concorrentes como aliados e inspiração para seu desenvolvimento profissional!
- O que um empreendedor precisa fazer para enfrentar as crises que surgem ao longo dos anos?
Primeiro é preciso fazer uma análise de riscos e oportunidades, e a partir das saídas dessa análise estabelecer um plano de gerenciamento de crises com ações de curto, médio e longo prazo, e com prazos bem definidos para que possa mitigar os impactos negativos e potencializar as oportunidades que possam surgir.
Além disso é importante compreender quem são as partes interessadas do seu negócio que serão afetadas, estabelecer uma comunicação transparente com eles e sobre como você vai agir em relação a cada um.
Mudar o mindset! Diante do novo cenário avaliar quais soluções a sua empresa poderá entregar para atender as novas demandas e jeitos de fazer acontecer. Com certeza isso vai mudar a sua forma de trabalho até aqui, sendo assim será necessário exercitar a gestão de mudanças para que você possa executar essas alterações de forma racional, sistemática, de acordo com sua capacidade e demandas do mercado.
Seja positivo! Procure aproveitar esse momento pra desenvolver novos conhecimentos e interagir de forma colaborativa com as outras pessoas! Não temos certeza se tudo dará certa, mas estamos confiantes que estamos fazendo nosso melhor com os recursos que nós temos.