O programa IFS Global Markets Food, desenvolvido pela International Featured Standards (IFS), visa melhorar a gestão da qualidade e segurança de alimentos na cadeia de suprimentos. 

Desenvolvida para fabricantes de alimentos de diferentes tamanhos, mas principalmente para os pequenos fabricantes, a norma oferece orientações detalhadas para produtores, varejistas e fabricantes de alimentos, ajudando-os a implementar práticas consistentes e eficazes de segurança de alimentos.

Diferente das certificações tradicionais, a IFS oferece um caminho gradual para a conformidade, permitindo que as empresas avancem em etapas em direção a uma gestão da segurança de alimentos e qualidade otimizada por meio da introdução de uma abordagem baseada em risco, de produto e processo e de melhoria contínua.

Ela combina um checklist de requisitos com o Protocolo de Avaliação IFS, permitindo uma abordagem escalonada na implementação das práticas de segurança de alimentos. Isso é benéfico para empresas que desejam melhorar seus processos antes de buscar uma certificação completa, principalmente para empresas de pequeno porte.

“O Programa IFS Global Markets Food combina o checklist, com o Protocolo de Avaliação IFS, e requisitos básicos para os organismos de certificação/prestadores de serviços de avaliação e avaliadores, bem como um relatório de avaliação padronizado. Além disso, o Software IFS e a Base de Dados IFS asseguram que todos os relatórios de avaliação sejam estruturados da mesma forma e carregados na Base de Dados IFS, onde todo varejista e fabricante que apoia o Programa IFS Global Markets pode acompanhar o desenvolvimento de cada fornecedor”, esclarece a última versão da IFS Global Market Food publicada em janeiro.

Entre os principais benefícios do Programa IFS Global Markets Food estão:

  • Melhoria da segurança de alimentos: A norma IFS Global Markets Food ajuda as empresas a implementar práticas de segurança de alimentos consistentes e eficazes, reduzindo o risco de contaminação de alimentos.
  • Redução de custos: As empresas que implementam as práticas de segurança de alimentos recomendadas pela IFS podem reduzir custos associados a recalls de alimentos, reclamações de clientes e perda de vendas.
  • Melhora da imagem: A certificação IFS Global Markets Food é reconhecida por varejistas e fabricantes em todo o mundo, o que pode ajudar as empresas a melhorar sua imagem e aumentar as vendas.

Para se obter a certificação IFS Global Markets Food, o passo a passo é o seguinte:

– (0) Autoavaliação ou pré-avaliação:  Esta é realizada com intuito de entender qual o nível da empresa (básico ou intermediário) frente aos requisitos do protocolo deste programa e para preparar o local para sua Avaliação IFS Global Markets Food inicial. 

– (1) Avaliação para obtenção – nível básico: Uma avaliação não acreditada do local é realizada de acordo com os requisitos especificados no checklist de nível básico. Os requisitos neste nível abrangem aproximadamente 45% dos elementos chave da Norma IFS Food. Caso a empresa deseje, é possível realizar a avaliação no nível básico mais com os requisitos do APPCC do nível intermediário.

– (2) Avaliação para obtenção do nível intermediário: Uma avaliação não acreditada do local é realizada de acordo com o checklist de nível intermediário que inclui todos os requisitos do nível básico. Este nível abrange aproximadamente 70% dos elementos chave da Norma IFS Food. 

– (3) Certificação de acordo com a Norma IFS Food por um organismo de certificação: Uma certificação oficial acreditada é executada de acordo com a Norma IFS Food.

Tem interesse em conhecer mais sobre o programa Global Market? A S2G possui especialistas no assunto, experiência de sucesso em clientes já atendidos e pode auxiliar sua empresa nesta caminhada até a conquista da certificação reconhecida pelo GFSI.