De acordo com PAS 320 – Cultura de Segurança de Alimentos são “valores, crenças e normas compartilhadas que afetam a mentalidade e comportamento em relação à segurança de alimentos dentro, através e em toda uma organização.  Ela ajuda a proporcionar vantagem competitiva e sustentável, visto que uma cultura forte pode assumir riscos mais controlados e mudar mais facilmente para novos padrões de trabalho nos ambientes atuais de rápida evolução e disrupção”.

Hoje, a Cultura de Segurança de Alimento vem cada vez mais sendo observada quando falamos de normas de segurança de alimentos reconhecidas pelo GFSI. Para auxiliar você no amadurecimento da cultura da sua organização, trouxemos 5 ações que são fundamentais para promover o amadurecimento dela:

  • Definir a visão, missão e valores organizacionais, planejamento estratégico deve trazer ações ligadas a segurança dos alimentos e recursos humanos e a política de qualidade e segurança de alimentos deve ter objetivos organizacionais relacionados;
  • Ter o envolvimento da alta direção e demais lideranças. Todos devem entender quais são as suas responsabilidades e autoridades frente ao amadurecimento da cultura de segurança de alimentos;
  • Possuir recursos para amadurecimento e sustentar a melhoria contínua da cultura de segurança de alimentos da organização;
  • Valorizar as pessoas reconhecendo seus esforços, iniciativas e benefícios do trabalho melhorado;
  • Estar acessível a todos os níveis organizacionais e funções. Criar canais de comunicação adequados e funcionais que possam engajar as pessoas, e que considerem a transmissão e a ouvidoria das mensagens, dando feedbacks.

Estas são algumas ações fundamentais que você poderá se embasar para auxiliar no amadurecimento da cultura de segurança de alimentos da sua empresa.

Em abril de 2024, a cultura de segurança de alimentos se torna um requisito obrigatório para o Esquema FSSC 22000 e com isso, é importante que as empresas busquem a implementação da cultura não só para cumprimento do Esquema, mas também como forma de uma real conexão das pessoas com o propósito e estratégia da empresa.

A S2G realiza treinamentos para liderança e colaboradores, e também, diagnóstico de cultura de segurança de alimentos que auxiliam no entendimento dos pontos que precisam ser desenvolvidos para uma cultura mais madura. Conte conosco neste processo!