As mudanças no mercado de segurança de alimentos e o impacto do Covid-19

Durante os dias 23 a 25 de março, aconteceu virtualmente a Conferência GFSI. Esse evento é referência para a área de segurança de alimentos e tem o objetivo de construir a confiança dos consumidores nos alimentos e em sua cadeia produtiva, melhorando as práticas de gestão e evitando crises de segurança de alimentos. Além disso, esse ano veio com a proposta de abordar os tópicos mais urgentes em segurança de alimentos acerca da Covid-19.

Sabendo da importância deste evento, decidimos destacar os 5 melhores momentos que marcaram o encontro: 

 

1 – Uma pauta comum foi sobre passar segurança aos consumidores. As falas deixaram claro que é importante que as organizações esclareçam suas medidas e protocolos de segurança e higiene aos consumidores, uma maneira que isso pode ser feito é com auxílio da tecnologia e das redes sociais. 

 

2 – Um conselho dado pelas grandes indústrias como a Mondaléz foi de agilizarem os processos e otimizarem seus recursos. Neste momento, manter-se organizado é imprescindível. 

 

3 – A tecnologia foi a saída mais eficaz que o mercado de alimentos viu e investiu durante a pandemia, principalmente no que diz respeito à área de atendimento ao consumidor. Esse serviço de atendimento deve ser aprimorado e levar em consideração a padronização dos processos e condições higiênico sanitárias dos serviços e dos alimentos. 

 

4 – Segundo uma pesquisa detalhada feita entre 2018 e 2020, houve um crescimento no número de pessoas que se atentem e consideram as informações nutricionais de rotulagem, contudo, ainda existe a desconfiança. 

Esses dados, deixam claro que é preciso conscientizar consumidores de que a rotulagem é um trabalho sério e conscientizar as empresas da importância de não usufruir de brechas na legislação para passar informações falsas. 

 

5 – O desenvolvimento de auditores e certificações foi uma pauta importante. A conscientização da importância e do papel cotidiano do auditor foi posta como prioridade. Se você ainda está por fora deste tema, pode conferir o nosso artigo sobre conhecimentos e habilidades requeridas para os auditores aqui no blog. 

E aí, algum desses destaques do evento foi novidade para você?