Guia do Usuário

Um plano de food defense é um conjunto de documentos escritos que se baseiam nos princípios de defesa alimentar e incorporam uma avaliação de vulnerabilidade. Inclui estratégias de mitigação e traça o monitoramento da defesa alimentar, ações corretivas e procedimentos de verificação. Ter esse plano implementado e descrito é essencial para minimizar e prevenir significativamente vulnerabilidades relacionadas à adulteração intencional de alimentos.

 

O Food Defense Plan Builder (FDPB) versão 2.0 é uma ferramenta projetada para ajudar as empresas de alimentos no desenvolvimento de um plano de defesa de alimentos (food defense) e que é disponibilizado gratuitamente pelo FDA. Esta ferramenta pode ser utilizada em atendimento as exigências de um sistema de gestão de segurança de alimentos que é certificado por protocolo reconhecido pelo GFSI ou por aquelas empresas que desejam implementar um plano de food defense simplesmente.

Na S2G temos utilizado esta ferramenta em clientes que necessitam de um plano de food defense e consideramos que ela bem completa e eficaz. Para facilitar o trabalho fizemos uma tradução livre do Guia de Utilização da Ferramenta para que tenham acesso ao passo-a-passo sobre como implementá-la. Este documento traduzido está disponível em nosso Blog Alimentos em Pauta, o link está na bio.

Ficou interessado em saber mais? Confira a tradução do Guia do Usuário de implementação do PBFD completa: Food Defense Plan Builder Version 2.0_Tradução_S2G