A cultura de qualidade e segurança de alimentos é reconhecidamente hoje como um tema de grande relevância para a cadeia produtiva, considerando que ela é a base para sustentação dos programas de qualidade e segurança de alimentos, assim como a eficácia deles.
O GFSI traz uma posição e um documento de benchmarking sobre o tema como parte de um sistema de gestão de segurança de alimentos.
Em alinhamento e em busca da equivalência, a Fundação FSSC 22000 inclui a cultura como um requisito adicional aplicável a todos os membros da cadeia produtiva de alimentos e contribui com a disponibilização do Documento de Orientação de Cultura de Qualidade e Segurança de Alimentos, originalmente publicado em seu site.
Este documento de orientação estabelece como compromisso da organização o desenvolvimento e manutenção de uma cultura positiva qualidade e segurança de alimentos, onde a alta direção deve estabelecer, implementar e manter objetivos de cultura de qualidade e segurança de alimentos como parte do sistema de gestão, considerando minimamente os elementos:
- Comunicação;
- Treinamento;
- Feedback e engajamento dos funcionários; e
- Medição de desempenho de atividades definidas abrangendo todas as seções do impacto da organização na segurança de alimentos e qualidade.
No entanto, para facilitar a compreensão deste documento de orientação e a sua aplicabilidade, as especialistas Natália Lima e Gabriela Alves da S2G Soluções em Sistemas de Gestão realizaram a tradução voluntária, não oficial e disponibiliza para os profissionais e empresas da área de alimentos que são interessadas.
O documento considera os seguintes tópicos:
- Requisito GFSI;
- FSSC 22000 Requisito Adicional 2.5.8;
- Perguntas Orientadoras GFSI;
- Orientação FSSC 22000;
- Orientações Para Implementação Da Cultura De Segurança De Alimentos E Qualidade;
- Orientações Adicionais Baseadas Na PAS 320: Desenvolver E Manter Uma Cultura de Segurança de Alimentos Madura.
Faça o download do documento a seguir: clique aqui e baixe o documento traduzido!