Monitoramento x Verificação x Validação são atividades realizadas para garantir que suas medidas de controle estabelecidas para prevenir ou reduzir contaminantes no ambiente de fabricação ou nos produtos se mantenham implementadas e efetivas. Estas medidas estão previstas nos Programas de Pré Requisitos – PPR e na Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle – APPCC. Hoje iremos lhe ajudar a entender qual a diferença de cada uma delas.

📍 Monitoramento: É a atividade que irá te dar um resultado imediato relacionado ao status da medida que está sendo utilizada em uma determinada etapa de processo.

Segundo a ABNT NBR ISO 22000:2019 o monitoramento é a condução de uma sequência planejada de observações ou medições para avaliar se um processo está operando como pretendido e teremos o resultado da ação dentro de um período de tempo específico.

📍 Verificação: É a comprovação, através do fornecimento de evidências objetivas, de que requisitos especificados dentro dos procedimentos estão sendo atendidos.

Está é aplicada após a realização da atividade do monitoramento e tem a finalidade de confirmar que a atividade está dentro do padrão de conformidade estabelecido.

A análise dos resultados das atividades das verificações pode ser realizada em reuniões de análise crítica da equipe de qualidade.

📍 Validação: Quando falamos de segurança de alimentos está deverá acontecer antes de uma medida ser implementada e deve fornecer informações sobre a capacidade da medida entregar resultados conforme pretendido.

Com isso, através da validação teremos como obter evidências de que as medidas de controle ou combinação delas são capazes de controlar eficazmente o perigo significativo à segurança de alimentos.

Para o entendimento ficar CLARO, trouxemos um exemplo prático 👏🏻:

A pasteurização do leite é um tratamento térmico onde o leite deve ser aquecido entre 72°C a 75 °C de 15 a 20 segundos com intuito de garantir a redução da carga microbiológica desta matéria prima.

Validação: Antes de começarmos a acompanhar este tempo x temperatura devemos entender se este tratamento é adequado para o objetivo que se pretende atingir. Neste caso será necessário registrar o tempo x temperatura do produto e realizar uma análise microbiológica antes e após o produto passar por este tratamento térmico. Assim, será possível concluir que o Tratamento é adequado. Tudo isso apoiado por: técnicas estatísticas, dados técnicos do equipamento de pasteurização, cálculos matemáticos, dos instrumentos de medição envolvidos e suas respectivas calibrações, das literaturas cientifica sobre os microrganismos alvo envolvidos, requisitos legais/clientes e pessoas competentes com responsabilidade nesta validação.

Monitoramento: o binômio “Tempo e temperatura” registrado na produção de cada lote em uma frequência estabelecida.

Verificação: Realizar análise dos registros para ver se o procedimento estabelecido está sendo seguido, analisar tendências e ainda confirmar através dos resultados analíticos dos microrganismos envolvidos o atendimento das especificações do produto.

E ai, desta forma ficou mais fácil de entender a diferença? Conte para nós nos comentários !