Crianças adoram imitar os adultos no que fazem, não é mesmo?

Um dos locais preferidos e onde estas podem desenvolver noções de uma alimentação saudável e segura é na COZINHA!

A RS Components criou um guia para os pais sobre como abordar a segurança de alimentos com as crianças na cozinha de forma divertida e que facilita o aprendizado sobre o tema.

Com base no guia e em nossa experiência na área de segurança de alimentos, trouxemos 3 dicas para deixar a experiência de aprendizado com nossas crianças mais divertidas:

  • Uma visita ao supermercado para comprar alimentos pode ser transformada em uma aventura:

A compra dos alimentos é o ponto essencial para uma comida segura, com isso leve seus pequenos para serem inspetores por um dia nos supermercados, e apresentem algumas regras de segurança de alimentos.

Mostre para seus filhos a diferença entre frutas e legumes com boa qualidade (integras) e má qualidade (pisadas ou com pontos de abertura) e deixem eles auxiliarem nas escolhas destas. Além disso, no carrinho de compras a criança pode auxiliar na separação dos produtos em seções para garantir que não haja contaminação cruzada entre os alimentos crus e cozidos.

  • Vamos cozinhar! Um chefe sem avental não é um chefe!

Deixem as crianças escolherem com qual roupa querem ajudar no preparo das refeições e ofereçam um avental, mostrando que este é um utensílio que ajuda a manter as roupas limpas e é uma forma de proteção.

Além disso, para a criança se sentir um chef, ofereça um chapéu de cozinheiro com uma touca descartável e mostre que o objetivo do conjunto é evitar a presença de um corpo estranho, no caso cabelos, na comida que está sendo preparada.

  • Hora de Higienizar as mãos:

 Após estar bem vestido e sem adornos é o momento de mostrar a importância da higienização das mãos antes do início do preparo dos alimentos.

Em um prato fundo, coloque água e uma porção generosa de pimenta-do-reino. Informe para a criança que o tempero são os microrganismos se espalhando rapidamente. Mergulhe a ponta de um dos dedos do pequeno na mistura e mostre como eles contaminam rápido as pessoas.

Peça para a criança lavar as mãos com o detergente para “retirar” os microrganismos e após oriente a criança a voltar com dedo no prato inicial e ela verá que todas as partículas de pimenta se afastam rapidamente do ponto de contato. Com isso conseguimos demonstrar o poder de manter as mãos bem limpinhas!

Transformar o aprendizado em brincadeira torna tudo mais leve para absorção dos conhecimentos!

Gostaram da dica? Não deixem de conferir o guia!

A S2G deseja a todas as crianças um Feliz dia da Crianças!