Você sabe quais são as Certificações para Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos reconhecidas pelo GFSI?

Antes de tratarmos sobre cada Norma de Certificação disponível no mercado é importante entendermos o que significa o GFSI e quais seus objetivos para compreendermos a importância do trabalho com estas normas.

A Iniciativa Global de Segurança de Alimentos, no inglês Global Food Safety Initiative (GFSI) existe há 20 anos e é uma coalizão que reúne 38 empresas produtoras e comercializadoras de alimentos e bebidas, que tem grande influência no mercado e esta tem como objetivo ter alinhamento global dos padrões de segurança de alimentos com intuito de aumentar a transparência entre todas as partes da cadeia de alimentos e ter o fornecimento de produtos de melhor qualidade e seguros para os consumidores em todos os lugares.

O GFSI possui uma visão que é “uma vez certificado, aceito em todos os lugares”, e está vem se tornando a realidade de muitas empresas. Hoje ter uma certificação reconhecida pelo GFSI é sinônimo de maior chance de ser aprovado como fornecedor para grandes organizações devido a confiança que estas fornecem. 

De acordo com está coalizão “O reconhecimento GFSI oferece um passaporte para o mercado global, tanto para os proprietários de programas de certificação reconhecidos, quanto para as empresas que eles certificam. Para serem reconhecidos pelo GFSI, estes devem verificar se atendem aos requisitos de benchmarking.” 

E aí você se pergunta, o que é benchmarking? Um conjunto de documentos onde estão estabelecidos os requisitos mínimos para os donos de certificações serem reconhecimentos pelo GFSI. Esses requisitos são atualizados frequentemente com a contribuição de especialistas em segurança de alimentos em todo o mundo para se manter atualizado com as tendências deste mercado.

Após todas estas explicações, vem a pergunta mais esperada! Quais são as Certificações de Segurança de Alimentos reconhecidas pelo GFSI?

Hoje temos 12 proprietários de programas de certificação que são reconhecidas pelo GFSI (https://mygfsi.com/how-to-implement/recognition/), porém é muito importante entendermos qual o escopo da organização para podermos escolher com base em qual iremos desenvolver e implantar um sistema de gestão de segurança de alimentos.

A S2G tem expertise neste assunto, e listamos para vocês os programas de certificação que trabalhamos em nossos clientes e trouxemos quais são as principais diferenças entre eles, confira abaixo:  

  • FSSC 22000 v.5.1 – A FSSC – Foundation for Food Safety Certification é uma entidade sem fins lucrativos, que é administrada por um conselho de stakeholders sendo este composto por representantes de vários setores da indústria de alimentos. A FSSC é um esquema composto por duas normas e um documento com os requisitos adicionais: 
  • ISO 22000:2018 – Sistemas de gestão de segurança de alimentos – está norma tem requisitos para qualquer organização na cadeia produtiva de alimentos e bebidas;
  • Programa de pré requisito – ISO/TS sendo está específica para cada segmento de atuação da organização. Por exemplo para processamento industrial de alimentos temos a ISO/TS 22002-1 e para processamento industrial de embalagem para alimentos temos a ISO/TS 22002-4;
  • Requisitos adicionais – Onde vamos encontrar requisitos específicos para garantir consistência, integridade e fornecer governança e gerenciamento do esquema.

 

FSSC 22000 é o esquema que mais tem empresas certificadas no Brasil.

 

  • SQF versão 9 – É um programa que vem ganhando espaço no Brasil. A certificação SQF é possível para todos os fornecedores em todos os níveis da indústria de alimentos, da fazenda à mesa. Para ser iniciada uma jornada é necessário escolher o Programa SQF adequado que pode ser: 

 

 

  • Programa de fundamentos – SQF criou uma solução para fornecedores de alimentos de pequeno e médio porte que não têm um programa robusto de gestão de segurança de alimentos em vigor ou querem levar seu programa existente para o próximo nível. Este pode ser um caminho inicial para conseguir uma certificação reconhecida pelo GFSI.
  • Programa de segurança de alimentos – Este é o programa reconhecido pelo GFSI e é composto pelos códigos de Segurança de Alimentos SQF. Estes fornecem aos locais uma abordagem baseada em HACCP para garantir que seus produtos atendam a quase todas as regulamentações. 
  • Programa de qualidade – Este pode ser implantado junto com o programa de segurança de alimentos robustos e bem sucedidos e tem objetivo de monitorar e controlar ameaças relacionadas à qualidade dos alimentos.

 

  •  BRCGS versão 8 – A empresa foi fundada por varejistas que desejavam harmonizar os padrões de segurança de alimentos em toda a cadeia de abastecimento. 

 

A norma BRCGS Food é aplicada em toda cadeia de alimentos, porém existem outras normas BRCGS que foram publicadas para o segmento de alimentos e bebidas, como as de embalagens, de transporte e armazenamento. Hoje é uma das normas mais conhecidas mundialmente sendo uma das primeiras a ser reconhecida pelo GFSI e não tem grande foco para as organizações de criação animal, pesca e plantações.

 

 

  • IFS versão 7 – No Brasil, a IFS é uma das três maiores certificações privadas na produção de alimentos. Com origem na Alemanha, hoje vem trabalhando diretamente com os principais varejistas.

Começou a ser utilizada em 2004, tendo um escopo de aplicação similar ao da BRCGS, portanto, sua aplicação envolve alimentos e bebidas, embalagens, transporte e armazenamento, mas não encontra aplicação para fazendas, pomares, criações de animais e pesca.


Confira abaixo como estão distribuídas as certificações reconhecidas pelo GFSI no Brasil.