O Projeto S2G Convida inaugurou sua 1ª Live com a Nathália Guimarães da Cozinha Lean para um bate-papo sobre “Sistemas de Gestão em Serviços de Alimentação por que não?

Queremos deixar registrado alguns pontos altos dessa Live, vamos lá!

A impressão que temos é que muitas vezes compreendem que “sistemas de gestão”, seja da qualidade, segurança de alimentos e, até mesmo, integrados, é só para indústrias. Mas isso não é verdade! Sistemas de gestão são necessários e aplicáveis para todos os tipos de negócios da cadeia produtiva de alimentos, inclusive serviços de alimentação.

A adesão dos modelos para sistemas de gestão normalmente conhecidos, como ISO 9001, ISO 22000, BRC e outros, é voluntária, porém podem ser aplicados sem a obrigatoriedade de certificação.

Sistema de gestão é definido como um conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos para estabelecer políticas, objetivos e processos que alcancem estes objetivos. Diante desse conceito, vimos o quanto é importante identificar os processos existentes em um serviço de alimentação, bem como, a forma que interagem entre si, para que os resultados de cada etapa possam ser atendidos de forma eficaz e alinhados aos objetivos do negócio. Processos não são ilhas!

Atender objetivos, não é alcançá-los a qualquer preço. Isso significa que devemos utilizar recursos de forma otimizada e adequada para atingir resultados de forma eficaz e sustentável para o negócio. Nesse aspecto, a filosofia Lean pode ser essencial se aplicada em conjunto com sistemas de gestão em serviços de alimentação, uma vez que ela se baseia na eliminação de desperdícios e no trabalho enxuto.

A filosofia Lean visa basicamente a redução de sete tipos de desperdícios: superprodução (sobras e restos de alimentos na lixeira), tempo de espera (insatisfação do consumidor, desistência), transporte (perda da qualidade e a segurança de alimentos), excesso de processamento (custos mais elevados, maior volume de pessoas), inventário (controle de estoque, atendimento do cardápio planejado), movimento (perda da energia com atividades desnecessárias) e defeitos (reprocesso, retrabalho, reclamação de clientes). Quer conexão do Lean com o que se espera na gestão de serviços de alimentação?

A alta direção, nutricionistas e demais profissionais de alimentos com propósitos alinhados podem desenvolver sistemas de gestão capazes de trazer resultados que satisfaçam as partes interessadas e colabore para empresa mais preparada para lidar com diversidades do mercado, incluindo, um cenário de crise, como o que estamos vivendo no momento. Mas para isso acontecer, é necessário levantar alguns questionamentos: como as empresas devem estar daqui a 5 anos? Como elas querem estar? Essas respostas dependem de uma avaliação de riscos e da mudança do mindset, porque sem dúvida um mercado diferente nasce a cada crise, com a necessidade de novas soluções, tecnologias e serviços.

Nós profissionais de alimentos precisamos potencializar nossos talentos, porque o mercado de alimentos e os serviços de alimentação vão precisar de um profissional novo, que ajuste esse recomeço a ser sustentado por pilares muito mais completos.