No dia 27 de março de 2020 tivemos o prazer de ter conosco no projeto S2G convida, Natália Carbonera da CDIAL HALAL, para explicar o que é a certificação Halal.

Resolvemos compartilhar um resumo sobre a Live que ocorreu no Instagram para que vocês possam entender mais sobre o assunto.

  1. O que é Halal?

Significa o que é lícito, ou seja, permitido para os muçulmanos.

Não está voltado exclusivamente para alimentos como pensam. O Halal abrange a conduta dos muçulmanos em relação aos comportamentos, formas de vestir e de falar, alimentos que são permitidos pela religião.

  1. O que é Haram?

Significa o que não é permitido, ou seja, é o oposto do Halal. Insetos, porcos, aves de rapina (aves carnívoras), cachorros, pragas, presença de sangue ou álcool etílico em alimentos são exemplos do que é proibido.

  1. O que é certificação Halal?

É uma certificação religiosa em que as normas foram desenvolvidas com base na ISO 22000, porém com requisitos religiosos.

Se atentam a segurança de alimentos alinhado as regras religiosas.

Empresas certificadas, IFS, BRC ou FSSC 22000, por exemplo, na certificação Halal saem na frente, pois eles partem da premissa que as empresas já passam com maior frequência por processos de auditorias.

  1. Quem pode ter a certificação?

Na área de alimento existiam apenas normativas para cadeia de abate (aves, bovinos, caprinos e ovinos). Em 2017, os países do golfo regularizaram o Halal, onde desenvolveram normas para todos os produtos e serviços utilizados na cadeia de alimentos, como por exemplo, aditivos, embalagens e transportadoras.

Com isso, hoje a Certificação é feita da fazenda até a mesa do consumidor.

  1. Quais os benefícios e o valor agregado para o negócio?

A Certificação Halal é um selo de qualidade e segurança de alimentos com preceitos religiosos. Cerca de 1,8 bilhão de pessoas muçulmanas consumirão produtos com certificação Halal, ou seja, ¼ da população mundial.

Com isso, percebemos que se o seu produto possui o selo de certificação Halal, ele será preterido pela população muçulmana que dá preferência aos produtos certificados, pois sabem que foram produzidos dentro das exigências da religião.

Uma das maiores empresas conhecidas mundialmente de Certificação Halal é a CDIAL Halal Certificação de Produtos Halal.

Ficamos muito felizes de poder conhecer mais sobre este mundo e compreender que estes mercados geram oportunidades de negócio e também influenciam na garantia de qualidade e segurança dos produtos alimentícios.