No dia 19 de junho o projeto S2G Convida contou com a participação da representante do código SQF no Basil, a Palova Marques. Sabemos que a demanda por certificação dos Sistemas de Gestão de segurança de Alimentos é uma demanda crescente. Ouvimos falar na BRC, IFS e FSSC 22000, mas no Brasil falamos pouco sobre a SQF, e essa também é uma opção, inclusive foi a primeira a conquistar o reconhecimento pelo GFSI. Para trazer mais esclarecimentos a todos os profissionais da área afim de que possam também conhecer essa possibilidade é que fizemos esse bate-papo.
1. História do SQF?
O código SQF originou-se na Austrália sendo publicado pela primeira vez em 1994. Foi adquirido em 2003 pelo Food Marketing Institute (FMI) Associação dos Varejistas e é operado pelo SQF (Instituto SQF), uma divisão do FMI.
O SQFI esteve envolvido com a GFSI desde sua criação em 2000 e o Código SQF reconhecido pela primeira vez em 2004. Atualmente código se encontra na versão 8.1 e terá a versão 9 lançada em OUT/2020.
O SQF é um código. Uma certificação de terceira parte credenciada sob ISO 17065 – Certificação de Produto. O Código SQF atende às necessidades de todos os fornecedores da indústria alimentícia através de um sistema de certificação reconhecido internacionalmente, com ênfase na aplicação sistemática do APPCC para controle de riscos da segurança dos alimentos e qualidade.
2. O SQF tem reconhecimento do GFSI?Sim, é reconhecido pelo GFSI desde 2004 – atingindo todos os requisites técnicos. O SQF foi um dos quatro esquemas de referência originais do GFSI (SQF, BRC, IFS e Dutch HACCP). O primeiro código SQF reconhecido foi o SQF2000 Nível 2 em 2004, que hoje corresponde ao Código de Segurança de Alimentos para Manufatura e em seguida o SQF1000 Nível 2 em 2005, que hoje corresponde ao Código de Segurança de Alimentos para Produção Primária.
Atualmente o Código de Segurança de Alimentos SQF encontra-se na versão 8.1.
3. Qual escopo da SQF?
A certificação SQF é possível para todos os fornecedores em todos os níveis da indústria de alimentos, da fazenda ao garfo. A obtenção da certificação SQF não é apenas para grandes fornecedores, facilitando o início da jornada de segurança de alimentos para empresas que querem iniciar. Independente de ser uma pequena empresa familiar ou uma grande cadeia de empresas – tudo começa com a escolha do Programa SQF mais adequado.
4. Quais benefícios da certificação SQF?
Reconhecido pelo GFSI desde 2004 – atingindo todos os requisites técnicos;
Certificação “da Fazenda ao Garfo”;
Código amigável de fácil interpretação e aplicação;
Certificação de qualidade opcional que permite uso da LOGO na embalagem final;
Credibilidade do código que mantém forte controle sobre treinamentos oficiais e registros dos Auditores. Política rígida sobre a retirada de certificados. Auditorias não anunciadas obrigatórias;
O Programa de Conformidade e Integridade (CIP) mede a qualidade e integridade dos certificados SQF, auditorias, profissionais SQF e órgãos certificadores licenciados para garantir a execução consistente do Programa SQF.
Monitoramento Ambiental requerido para todos os fabricantes;
Treinamentos online acessíveis para todos os programas SQFl (platarforma em inglês e espanhol);
Dicas de implementação dos programas (TIP SHEET’s), guia de interpretação e check list disponíveis para download gratuitamente;
Todos os códigos estão disponíveis para dowload gratuitamente;
Código mais reconhecido no mercado norte americano, ideal para exportadores aos EUA;
5. Como está a evolução do SQF no Brasil?
O SQF hoje está presente em mais de 37 países, sendo os EUA o país com mais de 7mil certificados emitidos seguido da Austrália, Canadá, México e Japão. A América Latina como um todo entrou no plano de expansão global do SQF em 2019, tendo as ações no Brasil iniciadas no segundo semestre através da elaboração de um plano de investimentos que chega agora com força em 2020/2021. Estamos disponibilizando todos os códigos e materiais de apoio em português, orçamentos aprovados para que as mídias sócias e o site também sejam disponibilizados na íntegra em português e espanhol. Investindo em treinamento e formação de auditores na região, tivemos no início de maio a primeira turma online com 6 auditores brasileiros.
6. Quais certificadoras no Brasil estão aptas a fazer a certificação com base no SQF?
Hoje no Brasil temos 4 certificadoras em processo final de aprovação de auditores locais para oferecer a certificação no Brasil, são elas: WQS, DNV-GL, BV e BSI.
A NSF International é atualmente a única que já possui certificados emitidos no Brasil com auditores locais aprovados.
7. Que tipos de certificações o SQF oferece?
Os seguintes programas SQF estão disponíveis para implementação em sua empresa:
Código Fundamentos do SQF:
o Versão para Fabricação e Produção Primária;
o Nível 1 e 2, cuja a diferença é a inclusão do APPCC no nível 2.
Código de Segurança de Alimentos SQF:
o Fabricação;
o Produção Primária;
o Estocagem e Distribuição;
o Fabricação de Embalagens de Alimentos;
o Serviço de Alimentação;
o Varejo.
Código SQF de Qualidade.
8. Como se tornar um consultor ou auditor SQF?
O SQF possui um link no site para o cadastro de parceiros, onde você pode ver os requisitos para ser um Auditor, Consultor, Treinador ou Revisor Técnico SQF. Uma vez aprovado seus contatos ficam no site do SQF disponível para busca pública.
UM MUNDO. UM PADRÃO.
O Programa Safe Quality Food (SQF) é um programa rigoroso e confiável de segurança e qualidade segurança dos alimentos que é reconhecido por varejistas, proprietários de marcas e prestadores de serviços alimentícios em todo o mundo. Reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), a família SQF de códigos de segurança e qualidade de alimentos foi projetada para atender às exigências da indústria, dos clientes e dos órgãos reguladores de todos os setores da cadeia de fornecimento de alimentos – desde a fazenda até as lojas de varejo.
Quer ler mais sobre a SQF e ainda baixar seus documentos? Clique aqui: https://www.sqfi.com
A S2G oferece soluções em consultoria, auditoria e treinamento relacionados a Sistemas de Gestão de Segurança de Alimentos, se precisar de alguma