Um novo padrão para definir produtos veganos e vegetarianos dará aos consumidores confiança em suas escolhas de compra.

A pandemia COVID-19 abalou o mundo de todos, mas nem todas as notícias são ruins. Como resultado, as compras sustentáveis aumentaram, juntamente com a redução no consumo de carne, uma vez que os consumidores estão mais conscientes de sua saúde e do meio ambiente.

Não é nenhuma surpresa quando os alegados benefícios de ser vegetariano (não comer carne) ou vegano (abster-se inteiramente do consumo de produtos e subprodutos de origem animal) são muitos, desde ser mais gentil com os animais até ser mais gentil com o coração. Isso sem falar em ter a consciência mais limpa, pois seguir uma dieta baseada em vegetais tem menos impacto no meio ambiente.

Portanto, é ainda menos surpreendente que o número de produtos para atender a essa demanda tenha aumentado nos últimos anos, com novas marcas registradas para carnes e produtos substitutos do leite surgindo em todos os lugares, como queijo e sorvete vegan, almôndegas sem carne e muito mais.

Embora em algumas jurisdições existam vários rótulos e leis que visam informar melhor os consumidores, não existe uma referência global com a qual todos concordem. Até agora.

ISO 23662, Definições e critérios técnicos para alimentos e ingredientes alimentícios adequados para vegetarianos ou veganos e para rotulagem e declarações, fornece uma referência internacionalmente aceita e confiável que a indústria de alimentos e bebidas pode usar ao comercializar seus produtos.

Dominique Taeymans, líder do projeto do grupo de especialistas que desenvolveu a norma, disse que a conformidade com a ISO 23662 fornece os critérios necessários para garantir integridade e coerência nas comunicações do produto.

“Os consumidores de hoje esperam mensagens claras, consistentes e honestas relacionadas aos produtos alimentícios que escolhem comprar, especialmente aqueles com dietas específicas, como vegetarianos ou veganos”, disse ele. “A conformidade com este documento ajuda a garantir que todos estejam cumprindo as mesmas regras e definições, proporcionando clareza e segurança para o consumidor e facilitando o comércio local e internacional.” Completa.

A ISO 23662 foi desenvolvida pelo comitê técnico da ISO ISO / TC 34, Produtos alimentícios, cuja secretaria é mantida pela AFNOR, membro da ISO para a França. Ele pode ser adquirido de seu membro nacional ISO ou na ISO Store.