A ISO 22000 versão 2018 foi desenvolvida de acordo com a estrutura normativa da ISO de alto nível (HSL). O objetivo do documento de alto nível é melhorar o alinhamento entre as normas de sistemas de gestão ISO. Ela permite que a organização utilize a abordagem de processo, juntamente com o ciclo do PDCA e a mentalidade baseada em risco, para alinhar e integrar a abordagem de seus Sistema da Gestão da Segurança de Alimentos (SGSA).

Os princípios de gestão também ficaram comuns à todas normas ISO para sistemas de gestão. Esses princípios são norteadores para o planejamento e execução do SGSA. Vejam eles:

  • Foco no cliente: atender os requisitos de segurança de alimentos mutuamente acordados através dos contratos, especificações técnicas ou outros meios documentados de comunicação; importante manter um canal constante de ouvidoria com esta parte interessada compreendendo suas necessidades, expectativas e a forma de atende-las. Isso pode contribuir para a minimização dos riscos tanto para o negócio quanto para a oferta de produtos seguros.
  • Liderança: uma mentalidade de risco e comprometimento são elementos essenciais para a boa liderança e indispensáveis para que o Sistema de Gestão da Segurança de alimentos possa atingir seus objetivos e metas, mas para que isso aconteça ela deve interagir de forma positiva apoiando as demais lideranças com os recursos necessários e promovendo maior conscientização sobre a relevância da segurança de alimentos e os riscos envolvidos em tudo que fazem.
  • Engajamento das pessoas: alinhar o propósito individual com o propósito da organização pode ser um passo importante para o desejável engajamento com os objetivos do sistema de gestão da segurança de alimentos. As pessoas que trabalham na empresa devem se sentir parte do negócio e reconhecerem na gestão os valores norteadores para suas decisões. Devem compreender como suas atitudes podem impactar positivamente e negativamente nos resultados.
  • Abordagem de processo: este é um princípio importante para o desenvolvimento e implementação de um SGSA e melhoria da sua eficácia, para elevar a segurança dos produtos e serviços enquanto os requisitos aplicáveis são atendidos. O sistema de gestão é composto por processos que interagem entre si para que os objetivos sejam atendidos e isso deve ser compreendido por todos.
  • Melhoria: a organização deve melhorar continuamente a pertinência, adequação e eficácia do sistema de gestão a partir dos dados e resultados obtidos. A norma já é estruturada no conceito do PDCA (Plan, Do, Check e Act) o que contribui naturalmente para que a melhoria contínua aconteça. Quanto mais aplicamos o conceito da melhoria contínua mais eficaz é o SGSA e a proximidade com a excelência.
  • Tomada de decisão baseada em evidências: utilizar dados como base para a tomada de decisões pode influenciar na assertividade e na priorização dos recursos de forma mais racional e adequada. Os requisitos relacionados ao monitoramento, verificação, medição, análise e avaliação contribuem para isso. A subjetividade é atenuada quando podemos avaliar resultados mensuráveis, históricos e dados gerados para tomar decisões.
  • Gestão de relacionamento: o sucesso do negócio depende da interação com diversas partes interessadas, como exemplo: clientes, consumidores, fornecedores, acionistas, colaboradores, investidores, comunidade, órgãos governamentais e outros. Portanto compreender a sinergia que há com elas, suas expectativas e necessidades pode ajudar a organização sobre a forma de melhor atendê-las mitigando assim riscos e potencializando relações mais sustentáveis.

Ao implementar o SGSA com base nos requisitos da ISO 22000:. 2018 estes princípios serão implementados naturalmente, pois fazem parte da forma como foi concebida a norma. Te proponho um exercício: conecte os princípios com os requisitos.

Se quiser se aprofundar venha conosco no curso de Interpretação da ISO 22000: 2018.