A Live do S2G Convida do dia 03 de abril abordou o tema Gestão de Crise para pequenos empreendedores com Marcos Brito co-fundador  CreartCode.

Fizemos um resumo dos pontos principais da Live:

  • Vivemos em crises constantes aqui no Brasil, porém essa é inédita pelas proporções que está tomando, no entanto está exigindo muito mais de nós, pois não tínhamos como prevê-la. Certamente, após esta crise já não seremos mais os mesmos, tão pouco nossos negócios. Aos que conseguirem sobreviver terão uma lista de lições aprendidas! Quando falamos em gestão de crise a ideia é que ela inicie antes mesmo que ela aconteça, pois apesar de não termos como antecipar todos os cenários, podemos conduzir uma análise de riscos e oportunidades do negócio em diferentes tipos de crise e tomar ações para mitigar os riscos ou potencializar as oportunidades.

 

  • O comportamento da pandemia vai se modificando e trazendo reflexos diferentes a cada semana para a economia, não temos como ser tão previsíveis. Nesse momento, o foco deve estar no cenário atual com planejamentos semanais para nosso negócio. A regra agora é de sobrevivência! Claro que muitas empresas encontraram na crise oportunidades para se desenvolverem, e essas com certeza, vão potencializar cada vez mais isso. Nesta fase é importante sermos otimistas e termos confiança que iremos sair desta e tomar atitudes positivas explorando ao máximo nossos recursos e potencial.

 

  • Como eu (nós) posso colaborar? O cenário é novo para você e para todos os outros também. Tanto pessoalmente quanto para os negócios, estamos precisando nos adaptar para atender as novas demandas que estão surgindo. Desse modo, precisamos adotar uma postura “colaborativa” e compreender que todos estão tentando fazer o seu melhor para continuarem existindo. Exercer a paciência e empatia com nossos clientes, fornecedores e todas as partes interessadas das nossas vidas, tentando buscar juntos soluções satisfatórias para todos os lados.

 

  • O Marcos Brito apresentou um projeto voluntário que está colocando em prática nesse momento, onde o mesmo está oferecendo monitoria remota e gratuita para junto com os empreendedores buscar soluções para auxilia-los a sair da crise ou manter o negócio vivo enquanto ela passa. Essa é uma iniciativa visa colaborar coletivamente e com certeza gerar efeitos positivos para todos no futuro.

 

  • A presença digital das empresas no mercado em que atuam é ponto fundamental para a sobrevivência de um negócio. Com o marketing digital é possível chegar a novos clientes, parceiros ou investidores pela internet. Quem já tinha alguma presença nas redes sociais está encontrando caminhos mais fáceis para manutenção das vendas. Soluções de vendas pela internet, através do e-commerce já vinha em ascensão, vai ganhar cada vez mais notoriedade após a atual crise.

 

  • Empreendedores e pequenos empresários trabalham com caixa muito curto. Sabemos que já vínhamos nos recuperando de uma crise econômica (2014 – 2017), mas a pergunta é, o quanto temos uma visão do nosso negócio, dos desperdícios que cometemos e o quanto deixamos de priorizar o que realmente é relevante para o crescimento? É importante que seja estabelecido um procedimento de gestão para seu negócio, levando em consideração não só crises que podem vir acontecer, mas também onde concentram desperdícios e as barreiras que os impedem de inovar e crescer.

 

  • Com esse novo cenário é importante que as pessoas trabalhem o emocional para refletirem e conseguirem gerir a crise do seu negócio dia após dia.