No dia 15 de maio de 2020 o projeto S2G convida foi apresentado com o Chefe de Cozinha Thiago Faro que atualmente faz parte da Perini, panificadora, doceria e sorveteria do Grupo Cencosud.
A abordagem foi sobre a Sinergia entre a Gastronomia e a Segurança de Alimentos. Compartilhamos com você um resumo sobre a Live para deixar registrado aqui esse bate-papo.
Pergunta S2G: Em que momento da sua carreira você percebeu a importância trabalhar com sinergia com a qualidade? Isso sempre foi um valor pra você ou veio com o tempo?
As empresas multinacionais possuem corpo técnico qualificado para a segurança de alimentos, o que me fez ter maior contato com o tema e querer aprender mais sobre. Antes de fazer o curso de pós-graduação de gestão de qualidade e segurança alimentos cogitei fazer nutrição para estreitar os laços com a gastronomia. Após o curso minha mente se abriu e hoje essa cultura pela segurança de alimentos caminha comigo. Uma frase que levo é que não existe qualidade pelas mãos só do nutricionista, assim como não tem produto de qualidade só pelas mãos do chefe de cozinha. Construir um produto que atenda as características sensoriais e seja seguro necessita de um time multidisciplinar.
Pergunta S2G: Quais as maiores dificuldades que você observa em manter a produção segura de alimentos?
A primeira dificuldade é fazer a equipe de produção comprar o entendimento de produção de alimentos seguros e com qualidade. Fazê-los entender que é preciso higienizar as mãos com freqüências, seguir os Procedimentos Operacionais Padrões que foram estabelecidos. Esse engajamento vem de conquistas diárias.
Segundo ponto é provar para o gestor que é importante e quanto vale à pena atender as legislações vigentes na hora de produzir alimentos seguros, ou seja, o entendimento que a alta direção deve estar consciente e envolvida no processo culminando em menores riscos para seu próprio negócio e saúde dos seus clientes e consumidores.
Pergunta S2G: A pandemia fez com que você adotasse novas práticas no seu ambiente de trabalho? Quais?
Sim, os funcionários que são do grupo de risco para o Covid-19 foram afastados, houve uma maior disponibilização de álcool gel, uso de luvas e máscaras tanto na área de produção quanto nas lojas, a intensificação dos treinamentos dos colaboradores, como por exemplo, aprofundamos da importância da lavagem de mãos, importância do uso e manuseio dos EPI relacionados, eliminação de aglomerações tanto na produção quanto nas lojas. Houve intensificação na higienização dos carrinhos, aferição de temperatura dos consumidores e proteção para as caixas.
Pergunta S2G: Que saídas você vê agora para os serviços de alimentação diante do COVID-19?
Acredito que as empresas irão se reinventar, o delivery mostra que já está acontecendo um aperfeiçoamento dos serviços para adaptação a uma nova realidade.
As Boas Práticas de Fabricação passaram a ter mais sentido e importância para todos junto com a segurança de alimentos, principalmente que vimos que tudo se transmite pelo contato. Quando tudo passar, acredito que o medo irá continuar e que os procedimentos não irão cair no esquecimento, como acontecia antes do COVID-19.
“Não se faz bom piloto em céu de brigadeiro.” Reflexão do Chefe para o momento atual.
Esperamos vocês para nossa próxima Live do projeto S2G Convida. Nosso intuito é trazer profissionais que fazem a diferença quando o assunto é qualidade e segurança de alimentos. Fiquem ligados em nossas redes sociais!