O APPCC muitas vezes causa pânico e muita insegurança, não é verdade? É o tipo de projeto que quando a gente assume o compromisso dá aquele frio na barriga.

Por se tratar de um sistema que requer pesquisa, aprofundamento da realidade da empresa, conhecimento dos produtos, processos, ambiente, pessoas, equipamentos, etc) e uma visão de risco específica para aquele contexto, traz suas complexidades e requer tempo para conclusão. O importante é buscar engajamento com o time e trabalhar de forma sistemática.

Veja algumas dicas sobre o que fazer quando pegar um projeto APPCC

  1. Definir o escopo do APPCC: quais será a fábrica, linhas, produtos e pessoal envolvido. Importante saber o escopo para ter noção da abrangência do projeto.
  2. Definir o protocolo que será utilizado: se o Codex Alimentarius, ISO 22000, BRC, FSSC 22000, IFS, SQF e outros. E ainda, os requisitos legais aplicáveis. Importante compreender de onde vem a demanda pela implementação.
  3. Treinar os principais envolvidos: capacitar o time conceitos de risco e na própria ferramenta do APPCC para que todos saibam da sua abrangência e profundidade.
  4. Elaborar um plano inicial de trabalho: incluir as ações a serem executadas para o “start” da implementação, reuniões, prazos e recursos.
  5. Executar as etapas preliminares: formar a equipe multidisciplinar, descrever as características dos produtos (incluindo produto final, matérias-primas e de embalagem), descrição do uso intencional do produto, elaboração do fluxograma e confirmação do fluxograma in loco.
  6. Aplicar os 7 princípios: está relacionado ao desenvolvimento das etapas 6 -12 que consistem em realizar a análise de perigos, determinar os PCC, estabelecer os limites críticos, estabelecer o monitoramento dos PCC, definir as ações corretivas quando houver desvio dos limites críticos determinados para os PCC, estabelecer verificação para confirmar a eficácia do APPCC e sistema de controle de todos documentos e registros.

Se quiserem se aprofundar um pouco mais veja o artigo que está no blog Alimentos em Pauta: APPCC, o básico que você precisa saber. 

No dia 17 de junho estaremos um treinamento online focado no APPCC de acordo com os requisitos da ISO 22000: 2018. Mais informações aqui na nossa AGENDA.