Sua empresa possui visão, missão e valores definidos? Se bem esclarecidos, estes conceitos podem trazer muitos benefícios para seu negócio e mais clareza quanto ao seu papel no mundo.
“Mudar o mundo”, uma frase cheia de significado que para alguns pode parecer algo impossível. Mas para nós, soa como um mantra. A partir do momento que temos um propósito e atuamos através da nossa missão com valores bem consolidados, esta frase tem a chance de ficar mais real ou no mínimo mudar o mundo ao nosso redor e das pessoas que fazem parte dele. O que já pode ser um grande feito inicialmente!
Para entender a missão do seu negócio você não precisa ser dono de uma multinacional, basta você esclarecer a si mesmo qual sua intenção em fazer a diferença e como pode fazer isso dentro da sua realidade; inicie tendo em mente alguns conceitos claros para que o processo fique menos difícil. Vamos começar?
1 – Missão: resumidamente é a razão de você ou a sua empresa existirem. Se sua empresa não souber para que ela existe, será mais difícil definir uma estratégia de crescimento, porque os objetivos da empresa não serão claros. A declaração da missão serve como base para o direcionamento estratégico (com objetivos, indicadores e metas). Uma boa definição de missão deve esclarecer o benefício gerado pela empresa para os seus clientes. No fundo, sua missão deve servir com um mantra, uma crença que orienta a existência do seu negócio e inspira as pessoas.
Na S2G nossa missão é Semear a ideia de que o sucesso de um negócio de alimentos depende do quanto se pensa na saúde do consumidor.
2 – Visão: tem a ver com a ambição, sua ou da sua empresa. Definida a missão, é o momento de a empresa determinar uma visão de futuro para o seu negócio, ou seja, ter objetivos para atingir nos próximos anos. É fundamental que eles tenham indicadores e metas.
A visão da S2G é Ser uma referência em soluções de consultoria, auditoria e treinamento de assuntos que fazem parte de um sistema de gestão da qualidade e segurança de alimentos
3 – Valores: são os valores levados em conta ao tornar as medidas em realidade, para a S2G os valores que nos guiam são:
👉🏻Ser Acolhedora: recebe com carinhos seus clientes e aqueles que se aproximam, procura cuidar, ouvir e ser empática.
👉🏻Fala daquilo que sabe: procura abordar temas que domina para transmitir confiança e utiliza referências confiáveis.
👉🏻Motiva pessoas a crescer: incentiva e encoraja na busca de caminhos que levem ao crescimento de competências técnicas e comportamentais através do conhecimento.
👉🏻Qualidade com a entrega: procura fazer bem feito suas atividades, agregar valor e superar a expectativa do cliente.
👉🏻Responsabilidade com aquilo que faz: possui comprometimento em atender o combinado, ter ética nas relações e no cumprimento dos acordos.
👉🏻Conecta pessoas: promove interação entre as pessoas e compreende que juntos fortalecemos nosso propósito.
👉🏻Abraça a causa do cliente: persegue o objetivo junto com o cliente e se compromete em trazer o resultado. Se sente parte do negócio.
👉🏻Resiliente: capaz de se adaptar, buscar soluções frente as mudanças, aprende com a diversidade e é capaz de se reinventar. Aprende com os erros.
👉🏻Visão holística: conecta a visão técnica com pessoas, cultura, economia, questões ambientais e globais em geral. Entende que somos parte de um todo.
Ter esses conceitos definidos é imprescindível, é necessário que as empresas deixem sua marca além de lucro, deixar um legado para o mundo. Desta forma, ela se torna uma referência além do produto ou serviço oferecido, serve de inspiração para outras empresas, além de motivar e engajar a própria equipe.
E não se esqueça, o mundo está em constante mudança, devemos acompanhá-las e se for necessário mudar suas estratégias e rever sua Visão, Missão e Valores, não deixe de fazer!
Gostou desse conteúdo? Compartilhe! Deixe seus comentários!