Antes de falarmos sobre o teste que irá estender o prazo de validade do seu produto, você sabe o que é e qual a importância dele?

O prazo de validade é o intervalo de tempo no qual o alimento permanece seguro e adequado para consumo, desde que armazenado seja realizado nas condições estabelecidas pelo fabricante. Isso significa que o produto deve:

  • Permanecer seguro: não causar infecções e intoxicações alimentares devido a microrganismos patogênicos ou à produção de toxinas (bacterianas ou fúngicas) durante o armazenamento.
  • Manter suas características: não apresentar perda significativa de nenhum nutriente ou componente, considerando os requisitos de composição, e atender às regras de rotulagem e tolerância definidas na legislação.
  • Manter sua qualidade sensorial: não se deteriorar, o que o torna inapropriado para consumo.

Com isso, você deve se perguntar, como podem ser estabelecidos os prazos de validade?

Existem métodos diretos e indiretos que são utilizados para determinação dos prazos de validade do produto acabado.

Os métodos diretos podem demorar mais tempo, mas são mais precisos, pois nesses estudos são utilizadas condições de armazenamento realistas e definidas. São exemplos de métodos diretos os estudos de estabilidade em tempo real, neste método você irá acompanhar o envelhecimento do produto, pois ele é natural e desta forma vai demonstrar de fato o que está acontecendo com o produto.

Os métodos indiretos são mais rápidos, mas menos precisos, o que significa que pode haver necessidade de um ajuste na validade do alimento quando ele já estiver sendo comercializado. Os métodos indiretos incluem testes de estabilidade acelerada que é quando o alimento é armazenado em temperatura mais elevada do que a esperada ou através do uso de dados históricos coletados ou modelos preditivos.

A ANVISA tem disponível um Guia para determinação de prazo de validade que você pode acessar AQUI!

Gostaram do conteúdo? Conte para nós!